Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

De volta a Calama, não aguentamos mais esta cidade!

Mina de cobre em Chuquicamata - (peguei essa imagem da internet porque acabou a bateria da máquina... mancada... deve ser antiga pois me parece mais fundo hoje em dia).



Chuquicamata - Uma cidade que sumiu do mapa por conta do comércio de cobre. Virou a maior mina de cobre do mundo.
O tour para essa mina é grátis - com ônibus e guia - mas se você quiser dar uma ajuda a uma ONG que cuida de crianças em Calama é muito bem-vindo.




22 Jan - Saímos de Tocopilla as 9h da manhã e chegamos em Calama as 10:30h pra pegar o turbo e finalmente consertar o carro. Chegamos com o turbo na mão e o mecânico viu que estava faltando as juntas. Ai, ai, ai...
Voltamos ao escritório da TurboDal e colocamos eles em contato com o mecânico. Se entenderam e parece que agora vai. Ficou de me entregar o carro as 19h. Eu não vejo a hora de sair daqui. Calama é uma cidade no meio do deserto que tem sua economia voltada a mineração. Ou seja, uma cidade de 200.000 habitantes que é rica mas só caem uma gotas de água de ano em ano, nessa época (ainda não peguei chuva e dura um minuto). Hoje, fomos visitar a mina de cobre em Chuquicamata (uma ex-cidade que retiraram os habitantes e os transferiram para Calama, no sentido de estender a mina) e que é a grande geradora da economia. Um tour com explicação e visitação, in loco, a maior mina de cobre em solo aberto, do mundo. Não dá pra acreditar!!! Um buraco com 1 km de profundidade e mais 1 km de lado a lado. Caminhões fora de estrada, lá embaixo no buraco, parecem formiguinhas daquelas de açucar. É impressionante! Além do lítio que o Chile retira em Atacama (40% da produção mundial) eles tem essa mina de cobre que é a primeira em produção no mundo. Só pra China vendem 45% da produção. É mole! Os cucarachos não são bobos não.
Tudo isso no meio do nada. Trabalhinho de cão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário