Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Carro na oficina e nós na estrada.


Tocopilla - cidade praiana do chilenos do norte. Quer encarar? Eu sai fora...

Oceano Pacífico, com as casinhas características dessa região.

Juan López de cima. Os chilenos destas bandas sujam demais as praias.

Mejillones - Esse é o jeito dos pescadores artesanais, chilenos, viverem na praia.

Pra quê guarda-sol se pode levar uma "meia-barraca"?


O Cauan criou um chapeuzinho pra proteger a cabeça do ...


Muitas conchas...

Pelicanos originais, só faltaram os peixes na bolsa...


Será o carro do Harry Potter?


Juan López

La Portada. Pensam que só Jericoacara tem buraco nas pedras?


De encontro ao Oceano Pacífico.



20 Jan - De Calama a Antofagasta - Depois de tudo resolvido em relação a peça, saímos a procura de fazer aquilo que nos propomos: viajar, passear, relaxar!!! Procuramos ônibus para algum destino mas a saída e o retorno não coincidia com a chegada da peça, na sexta. Fizemos as contas em relação aos gastos dos ônibus para os 4 viajando para algum destino e voltar para Calama. Não deu outra, alugamos um carro pois sairia mais barato e... saudades de praia, de água... chega de deserto. Zarpamos para o Oceano Pacífico em meio a uma imensidão de deserto, repleto de mineradoras! Ficamos emocionados quando o Pacífico apontou no horizonte em Antofogasta. UUUHHHHUUUUUUUU!!!!
Daí de Antofogasta, partimos pelo litoral do Pacífico em direção a Tocopilla.
Dormimos em San Juan, um lugarejo de grande movimentação balneária. A forma dos chilenos curtirem a praia, pelo menos por aqui, é muito diferente de tudo que vimos. Eles acampam nas praias ou trazem pequenas meia-barracas só para se protegerem; com direito a farofagem, sujeira e nada de cerveja ou qualquer álcool. Entramos num bar, secos por um cervejinha... pedimos para a balconista e ela nos serviu 2 latinhas. Estávamos bebendo tranquilamente quando chegaram 2 carabineiros perguntando quem nos tinha servido a cerveja... mó quiprocó, pros caras do bar, e nós só ficamos observando e bebendo claro! Foi mal!!! Não se pode beber na praia, aqui no Chile. Sem chance. Vai preso, só isso!!! No bar pode mas o cara do bar não devia ter licença pra isso, daí a pressão em cima deles. Fomos embora tristes pelos chilenos e por nós, de ter bebido somente 2 miseráveis cervejinhas. Ficamos na nossa pros guardinhas não ficar mirando demais a gente.

Aluguel de pickup Nissan Diesel - $ 41.000 pesos por dia
Chalé em San Juan - $ 30.000 pesos


21 Jan - De Antofagasta, Isla Santa Maria, Juan López, a Tocopilla - A outra surpresa foi que: água mesmo só no oceano porque até chegar no Pacífico, e continuar margeando por ele, a natureza por aqui só brota rocha, pó e montanhas onde se retiram muitos metais. No lugar de cidades praianas, cidades mineradoras com praia. Sinistro... A estrada toda num deserto que margeia o oceano; uma combinação estranha mas linda e inimaginável para nós que somos acostumados com montanhas de matas e muita água jorrando entre elas.
Uma coisa desagradável foi ver muita sujeira nessas praias e em todo trajeto que fizemos. As cidades, lugarejos, praias... tem garrafas quebradas, latas, papéis, sacos plásticos jogados e às vezes um monte de lixo juntado num local qualquer, com cara de quem está lá há muito tempo. Os caras aqui não tem piedade com o meio ambiente. É desastroso... fora os cocozões de cachorro por toda a parte. Para um lugar que não chove, imaginem.
Passamos por praias de areias brancas, outras escuras e a maioria de pedras. Não vi uma planta brotando e nem um fio de água correndo. Aqui se economiza água no banho e a água de garrafa tem um gosto mais salgado.
Falando em banho e água, é claro que entramos no mar. Tirar a zica nas águas do pacífico! Xooooôôôô...
Vamos dormir em Tocopilla e amanhã, chegar antes das 11 em Calama para pegar a peça no carro. Já recebi o email da empresa TurboDal, que arrumou a peça, informando que ela chega na sucursal de Calama na sexta de manhã. Viva!!!

Hotel em Tocopilla (meia boca)- $ 20.000 pesos
1 pizza grande e boa com refrigerantes ( sem cerveja...) - $ 11.000 pesos
Diesel - $ 25.000

Obs: As estradas desses trechos, são impecáveis. Retonas que você nem sente a hora passar. É claro que na do litoral existem algumas curvas... mas é tranquila. Os caras vão de 130 a 160 na boa.

Fizemos uns 700 km nesse percurso.



Um comentário:

  1. Show hein dom! hehehe poxa uma pena não poder tomar uma cervejinha gelada nesse calor hehehehe, que OSSO! mas oque vale mesmo é o momento, as paisagens e a alegria! Tudo de bom pra vocês e uma ótima viagem sexta feira pra o destino que nós não sabemos mas iremos ficar cientes quando vier o próximo post!

    Grande abraço!
    PAZ!

    ResponderExcluir