Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chegamos em La Paz, Bolívia... que de paz não vi nada


26 Jan - 5.948 km - Saímos de Uyuni 10h em direção a La paz, passando por Oruro - uma cidade muito suja e feia, que me desculpem os Bolivianos-. O trajeto é de rípio com muita costela de vaca, alguns lugares com barro que dá dó do carro. Realmente um caminho off-road pra não botar defeito. São uns 170 kms dessa forma, fora a atolada que dei num desvio de estrada, sem sinalização, achei que era estrada, vi um barrinho e quando dei por mim o carro afundou e estancou. Não tinha acelerado o suficiente. Mancada!!! Aliás, como disse antes, não adianta acelerar que o carro não responde. Dá falta de ar... no carro e na gente.
Não consegui sair do atoleiro mas graças a Deus passou um trator. Daí é mole, nem precisa de 4x4. O carro tá aguentado mas fico com o pé atrás por conta do que passamos. O resto da estrada, até La Paz, é de asfalto muito legal e tranquilo de se viajar.
Chegamos umas 21h em La Paz e custamos muito para achar um hotel. Esse lugar é uma muvuca!!! Os taxis por aqui estão em frequente disputa e os carros normais no meio disso. Buzinas a todo momento, independente da hora, e pedestres no meio da pista se desviando. É um caos. Mas os bolivianos acham normal. Não sei mais o que é normal...

Hotel Castellon - $ 562 bolivianos

Na estrada, de Oruro a La paz
Atravessando uma ponte submersa na água.



A cordilheira com neve, entre Uyuni e Oruro


Pra quê turbo diesel?


Salar de Uyuni. Precisa falar alguma coisa?






Como fica um carro no meio de tudo isso.


Isla del pescado.


Não dá pra saber o que é céu ou chão.



25 Jan - 5.348 km - Hoje fizemos o passeio por um dia pelo Salar de Uyuni. Passamos pelo hotel de sal e seguimos até a Isla del Pescado. Uma viagem pra não se perder na vida. Nessa época chove muito por aqui e o salar fica inundado com uma lâmina de água que varia até uns 30 cms de água. Por conta disso, o salar vira um espelho do horizonte. É impressionante!!! Aqui cada virada de olho é um flash.

Tour de um dia para o Salar - $ 1.000 bolivianos
Diesel - $ 300 bolivianos





Só deserto e muitos vulcões




Lasana. Ruínas antigas A.C.


ChiuChiu, um oásis no meio do deserto do Chile. Pueblito num lugarzinho privilegiado.


24 Jan - Hoje é o dia de sair do Chile e entrar na Bolívia. Saímos de ChiuChiu, passamos por Lasana, um pueblito com ruínas antigas. Passamos por uma região desértica e rodeada de montanhas e vulcões. O vulcão Ollague solta seus suspiros. A terra tem vida minha gente!
Foi tudo tranquilo na aduana. Os bolivianos sempre pedem uma graninha. Dei uma garrafa de vinho pra um fiscal pois quando viu umas garrafas de vinho disse que era só permitido entrar com 5 kg de qualquer coisa. Eu disse que a água e os sucos eram pros meninos, na sequência da viagem, por conta de contaminação, e o vinho era pro casal relaxar a noite. Perguntei: quer relaxar essa noite?... pega essa garrafa pra você. Me liberou na hora. rsrsrs
Seguimos pela Bolívia nos seus altiplanos e a altitude foi aumentando e também a geografia. A estrada é de rípio e com alguns ou muitos pontos de costelas de vaca. Você vibra por dentro!!!! Estremece muito, que chega a dar dó do carro. Mas quem anda anda na terra sabe que o que acontece com o carro numa situação dessas. O carro, como sempre sofre nas altitudes. É impressionante, só vivendo a situação. O carro não responde e às vezes coloco reduzida pra ele não parar.
A gente sofre com a altitude também... não dá pra sair correndo e eachar que vai voltar na boa. Tem que andar na boa... no passo do elefantinho... manja???
No lugar do seco, alguns pingos de chuva que aos poucos iam aumentando. Chegamos em Uyuni com tempo nublado e algumas trovoadas e pancadas de chuva forte. E mais frio.... bbrrrrrrr!!!!!

2 comentários:

  1. Acho que voces ja estão sabendo, mas vale o alerta, se pretendem ir até Machu picchu, aconteceram alguns deslizamentos por la e o acesso esta precario, se informem antes de seguir viagem.

    ResponderExcluir