Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

De Humahuaca a Iruya, Susques, Paso de Jama... Chile... San Pedro de Atacama


Valle De La Luna



Termas de Puritama
Las Lagunas Cejar - Laguna Piedra



Ojos De Salar
Las Lagunas Cejar
Vólcan Putana - com tanto fogo e gás só podia ter esse nome!

Vicunhas
Geisers El Tatio

Reserva Nacional Los Flamencos - Sector Soncor

Vólcan Licancabur - O ícone de San Pedro de Atacama.


12 Jan - San Pedro de Atacama - 3.569 Km - Este lugar realmente é mágico. Um lugarejo que foi um dia totalmente alternativo e místico e que hoje em dia vive lotado de turistas, de todos os tipos e de todo o mundo, além de muitos brasilenos. Mas não é por menos, essas imagens mostram um mínimo do que você pode ver por aqui.

Pagamos, junto com o casal carioca, 35.0000 pesos para uma guia nos acompanhar durante um dia em alguns passeios.
Para ir aos Geisers, acordamos 3:30h da manhã e seguimos uma van para não pagarmos a excursão pois ficaria muito caro. O chileno sacou que eu estava seguindo ele e quando parou e eu atrás, pediu que eu me aproximasse e perguntou: vai me seguir? (bravinho) Eu disse que sim (bravo também)... no final dei $ 5.000 (uns 20 paus) pra ele. O cara ficou mais maleável. O caminho, na maioria, é de rípio e tem uma parte com muitas costelas de vacas. O carro trepida pra caramba. Ou anda bem devagar ou senta o pau. Eu fiz os dois.
Demora umas 2 horas e são uns 188 km de ida e volta. Punk!!!! Um frio de -7º. Brrrrrrrrrrr!!!!!!! Quando aparece o sol, esquenta mais chegando a uns 15º. Tomamos banho num poço de geisers, totalmente quente. Muito relaxante.

Hotel - 3 noites num hotel meia-boca - às vezes faltava água e tinha de ligar a bomba (deserto é deserto...) - $ 150.000 pesos chilenos (equivalente a 600 reais + ou -) aqui as coisas são mais caras, como no Brasil emergente. Eu acho...

Diesel - $ 22.300
Guia - $ 17.500
Entradas nos parques - $ 18.000

Meu camarada, argentino-carioca, BetoBarra criou uma fórmula de transformar pesos chilenos em reais.
Pesos chilenos x 4= Reais sem os últimos 2 zeros. Façam e comprovem que os caras também são emergentes.

12 jan - Paso de Jama - 3.415 km - Saímos de Susques, as 10 da manhã em direção a fronteira. Paso de Jama e San Pedro de Atacama em seguida. Sentimos os efeitos da altitude. Eu e a Ju não dormimos direito. Sentimos dor de cabeça... uma sensação muito estranha. Em Susques conhecemos um casal de brasileiros, cariocas (o Beto Barra é um argentino carioca, gente boa) muito legais. Ficamos um bom tempo juntos entre estradas, hotéis e passeios até sairmos de S. P. de Atacama. Passamos a aduana Argentina e seguimos para divisa do chile até chegarmos, na aduana Chilena, em San Pedro de Atacama. Leva-se um tempinho nas aduanas mas a passagem é tranquila, com uma burocracia normal.
Esse percurso, como sempre é fantástico, só que agora entramos de vez nos Andes. Aqui a exuberância da cadeia de serras e vulcões entre elas, demonstram porque esse lugar é tão procurado por gente de todo o mundo. Nunca vi nada igual. Ao avistarmos o deserto de Atacama... um mar de alguma coisa inexplicável. Aquela vastidão... onde as montanhas no fundo, que delineam o deserto, ficam até pequenas.
O carro por essas rotas sente muito, assim com nós que ficamos mareados. Pra ter uma idéia: parei o carro para tirar uma foto, na subida. O carro simplesmente não queria sair. Tive de elevar o giro do motor e sair arrancando, mas mesmo assim era pior que Gol 1000, lotado, na subida. Que doideira!!!

Só para detalhar: até aqui as estradas argentinas e chilenas são boas, muito boas e impecáveis, mesmo aquelas que atravessam desertos e lugares inóspitos. É realmente uma tranquilidade viajar até aqui. Podem se aventurar que vão encontrar, na maioria das rutas, condições melhores que muita estrada pedagiada e cara do Brasil.

Hostel em Susques - $ 180 pesos
Diesel - $ 240 pesos






11 de Jan - De Iruya, voltando por Purmamarca, em direção a Susques - Voltamos pela mesma direção pois era mais rápido e também porque existe um caminho entre as montanhas, entre Purmamarca e Susques, que é obrigatório pela beleza e visão das nuvens entre os picos da montanhas. Chega-se a 4.170m nessa rota, que é toda e bem asfaltada, que vai subindo aos poucos formando um caracol na estrada. Aqui o carro perde potência devido ao ar rarefeito. É impressionante, o carro não desenvolve e chega-se a colocar primeira pra não parar. Na descida, passamos por um Salar onde a molecada se divertiu pra caramba. Eles acharam muito legal aquela extensão toda branca. Final de tarde e o sol ajudou muito no visual e nas fotos. Aqui cada curva é um flash!!! Seguimos e chegamos a noite em Susques. Cidadezinha pequena. Pueblito. Esses povos vivem aqui antes da chegada dos espanhóis e continuam sem muito desenvolvimento através dos séculos. Esses povos escolhiam o local por ter água. Esse era o critério para todos esses povos que continuam vivendo em lugares tão ermos e que chove pouco. Vocês acham que os espanhóis queriam isso pra eles? rsrsrs

Diesel - $ 161 pesos






11 de Jan - Iruya- Esse lugar é de outro mundo. Subimos até 4.000 metros e descemos por uma estrada inacreditável. São precipícios!!! A estrada só cabe um carro e às vezes tem de dar ré ou encontrar um cantinho pra o outro do sentido contrário passar. São 90 kms de terra e pedra, aqui chama-se rípio, nas encostas das montanhas. Muuuiiito perigosa mas o visual é deslumbrante. A foto não passa a dimensão da coisa. Esse pueblito mora aqui pois era um ponto estratégico militar argentino que depois se transformou num lugarejo. É um lugar pra se ver e jamais esquecer.









11 de Jan - Humahuaca - Aqui, essas cidade são povoadas pelos Pueblos. Povos nativos da região com características dos povos andinos.



11 de Jan - Quebrada de Humahuaca em direção a Iruya.




Desde domingo não postamos nada, mas não foi por preguiça e sim por falta de tempo. Pode ser incoerente, por estarmos passeando, mas o fato é que saímos cedo para os passeios e voltamos tarde. Não tinha internet em Susques e depois disso, ao entrarmos no Chile, tudo foi a mil por hora. Ontem dormimos meia noite e acordamos as 3:30h. Vida de passeio não é fácil não! Dorme tarde, levanta cedo e só paga conta... isso não é férias é trabalho dobrado! Mas pode contar que estamos aproveitando.
Amanhã estaremos nos organizando para sair de San Pedro de Atacama e iremos para um nova jornada. Temos conversado com pessoas que estão viajando (muitos brasileiros) e eles tem dado dicas. Por outro lado, tem me faltado palavras para explicar como tudo o que vimos e passamos tem sido maravilhosos.
No momento que tiver uma folga... rsrsrsrs... vou organizar os posts com imagens, datas, locais e valores.
Por enquanto, vou colocando algumas imagens por onde passamos desde o dia 11.

4 comentários:

  1. E ai Familia Buscapé,será que ai tem um BANDO DE LOUCOS,hahahah,bem estamos com muitas saudades e tenho certeza pelo que conheço de vcs,estão aproveitando ao maximo.calma com meus sobrinhos heim(navegadores mirins).BOMMMM casal(JU/DON)o refugio irá adorar uma pequena lembrança da viagem.fora as fotos né.
    bjs e saudades
    aproveitem
    OBS:Estou reservando um refugio para a chegada de vcs.ok descansar da viagem rsrsrsr(banhos terapeuticos,um frizante italiano"bom" e uma sauninha blz

    bjs Fabio/Tati

    ResponderExcluir
  2. Amigos, que delicia!!!Realmente é a cara de vocês este espírito alegre e aventureiro.Uma viajem inesquecivel e colirio para nossos olhos!
    Não vejo a hora de encontra-los!!
    Um beijo do tamanho do Brasil
    Amo vocês

    ResponderExcluir
  3. Olá, pessoal estamos maravilhados com as imagens imagino vcs...nossa lugares belos!!!
    Lembramos ontem do niver do Rahi eu, Tuca e Tia Emilia mandamos um super bj para ele....e p/ vcs tbm.....

    ResponderExcluir
  4. que show de bola as imagens hein don
    um feliz aniversário pro rahi =) tudo de bom nessa viagem pra vc e pra tia juju!


    abraço dom!

    ResponderExcluir